De Olho nos Resíduos Tecnológicos

10/09/2014

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco (Sema), com o apoio do Banco Bradesco, Suzaquim, Cofarja e Osasco Plaza Shopping, promoveu a Ação de Arrecadação de Resíduos Tecnológicos. A campanha teve início no dia 21 de julho e encerramento em 31 de agosto.

Equipamentos eletroeletrônicos, de telefonia, informática e baterias foram depositados nas urnas de recolhimento alocadas nos postos de coleta. O Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente De Olho no Futuro participou da campanha com urnas de coleta a disposição da população. Participaram também parques municipais, shoppings da cidade, OAB, CREA, Sindicato dos Comerciários e Sindicato dos Metalúrgicos.

Os inúmeros componentes empregados na fabricação destes equipamentos exigem um descarte diferenciado, uma vez que vários deles, como o cádmio, o níquel e o chumbo são potencialmente nocivos ao ambiente, aos recursos naturais e, por conseguinte à saúde humana. Estes componentes exigem tratamentos diferenciados e não podem, em hipótese alguma, ser descartados em lixo comum.

Grande parte dos fabricantes de pilhas e baterias recolhe o material produzido ao final de sua vida útil, destinando-os adequadamente, todavia, a maior parte das pilhas consumidas no Brasil ainda é fabricada com materiais não especificados gerando precedentes de passivos ambientais.

Desta forma, disponibilizar alternativas adequadas e eficientes para a população destinar este tipo de resíduos faz-se fundamental para a manutenção de ambientes organizados e livres de contaminação na cidade. Os postos de coleta funcionam em horário de expediente do estabelecimento em que estão implantados.

Mais informações sobre postos de coleta e sobre a campanha poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3652-9111.

Créditos de texto: Edileusa Soares SEMA/Osasco-SP