Ficha Técnica
Título: A canção do Tio Dito
Autores: Marco Haurélio
Coleção: Cordel
Acabamento: Brochura
Formato: 21 cm x 27 cm
Páginas: 32
Áreas de interesse: Cordel
Escrito em formato de cordel, o livro é um manifesto em defesa da natureza, com primorosa edição que inclui xilogravuras e muita cultura popular
A PAULUS lança A canção do Tio Dito, livro escrito por Marco Haurélio, com xilogravuras de Nireuda Longobardi. Ao mesmo tempo que o autor trabalha memórias, usando rimas e técnicas de cordel, sua história propõe um manifesto em defesa da natureza.
Com muita sensibilidade o autor constrói uma narrativa envolvente, utilizando-se do cordel para entoar a história de amizade entre a criança que relembra sua infância e amizade que criou com o Tio Benedito, uma pessoa fascinante ao longo da vida foi transformada pela natureza e o canto dos pássaros.
Um efeito de madeira e natureza é utilizado nas ilustrações do livro, por meio das técnicas de xilogravura. O método consiste no entalhe do desenho feito na madeira; em seguida, a figura é coberta com tinta e impressa sobre o papel.
Marco Haurélio nasceu no sertão baiano, em Ponta da Serra, Município de Riacho de Santana. Cursou Letras na Universidade do Estado da Bahia, em Caetité, e depois veio para São Paulo. Hoje atua como editor e tem dezenas de livros publicados, a maior parte voltada para a literatura de cordel e a cultura popular brasileira. Pela PAULUS escreveu Contos Folclóricos Brasileiros; A lenda do Saci-Pererê em Cordel; Artes do Caipora em cordel; Literatura de Cordel e Traquinagens de João Grilo em cordel.
Nireuda Longobardi nasceu no Rio Grande do Norte e mora em São Paulo. Estudou Educação Artística e Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Além de ilustrar livros e cordéis, é arte-educadora. Pela PAULUS lançou Mitos e lendas do Brasil em cordel e Abelhinha.