Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

7

Não há um só fiel* 1 Pobre de mim! Estou na situação de alguém que recolhe no verão, que colhe depois de acabada a colheita. Não nenhum cacho de uva para eu chupar, nem mesmo um figo temporão para me matar a vontade. 2 Não um só fiel em nosso país, não sobrou um único homem correto; está todo mundo de tocaia, cada um caça um irmão para matar! 3 Essa gente tem mãos habilidosas para praticar o mal: o príncipe exige, o juiz se deixa comprar, o grande mostra a sua ambição. E assim distorcem tudo. 4 O melhor deles é como espinheiro, o mais correto deles parece uma cerca de espinhos! O dia anunciado pela sentinela, o dia do castigo chegou: agora é a ruína deles.

5 E vocês, não acreditem no amigo, não confiem no companheiro; conserve a boca fechada, mesmo ao lado daquela que dorme no seu ombro. 6 Pois o filho insulta o próprio pai, a filha se revolta contra a mãe, a nora contra a sogra; e os inimigos de uma pessoa são da sua própria casa.

7 Mas eu, eu me volto para Javé, espero em Deus, meu salvador, e meu Deus me ouvirá.

IV. Cânticos de esperança

Eu me levantarei -* 8 Não se alegre por minha causa, ó minha inimiga; pois eu caí, mas me levantarei; estou morando nas trevas, mas Javé é a minha luz. 9 Devo suportar a cólera de Javé, porque pequei contra ele, até que ele julgue a minha causa e me faça justiça, até que me leve para a luz e eu contemple a sua justiça. 10 A minha inimiga verá e ficará coberta de vergonha. Pois ela me dizia: «Onde está o seu Deus Javé?» Meus olhos estarão olhando para ela, quando for pisada como a lama da estrada.

11 É o dia de reconstruir seus muros! Nesse dia suas fronteiras serão mais amplas. 12 Nesse dia, virão até você desde a Assíria até o Egito, desde o Nilo até o Eufrates, de mar a mar, de monte a monte. 13 A terra será um lugar abandonado, por causa de seus moradores, como fruto de suas más ações.

Javé nos libertará -* 14 Com tua vara de pastor guia o teu povo, o rebanho que é tua propriedade, que está sozinho na floresta, no meio dos jardins. Faz com que eles possam pastar em Basã e Galaad, como nos tempos antigos. 15 Como no dia em que nos tiraste do Egito, mostra-nos agora as tuas maravilhas. 16 Que ao ver as tuas maravilhas, os outros povos se envergonhem, apesar de toda a sua valentia; que ponham a mão na boca e tapem os ouvidos; 17 que fiquem lambendo a poeira como serpentes, que saiam cambaleando de suas trincheiras em direção a Javé, nosso Deus; que fiquem tremendo e cheios de medo diante de ti.

Javé nos perdoará -* 18 Qual deus é igual a ti? Qual deus, como tu, tira o pecado e absolve a culpa do resto da tua herança? Qual deus que não guarda para sempre a sua ira e preferência ao amor?

19 Ele nos perdoará de novo: calcará a seus pés as nossas faltas e jogará no fundo do mar todos os nossos pecados.

20 Conservarás a fidelidade para com Jacó e o amor para com Abraão, conforme juraste a nossos pais, desde os tempos antigos.

 




* 9-16: Miquéias denuncia o comércio com que se enriquece a classe dominante (= casa do ímpio). Segundo o profeta, Jerusalém segue o mau exemplo dos piores reis da Samaria (Amri e Acab). Ela não deve esquecer o destino que teve a capital do reino do Norte, que foi tomada e destruída em 722 a.C. A classe dominante será desmascarada diante do povo, que agora sofre a exploração.



* 7,1-7: Desaparecendo a justiça e a verdade, a estrutura corrompida de uma sociedade só produz divisão e desconfiança, atingindo até mesmo as relações familiares mais próximas. Quando se corrompem os fundamentos de uma sociedade, o homem se torna lobo para outro homem.



* 8-20: Esta parte foi acrescentada ao livro de Miquéias depois do exílio. Tendo sofrido o castigo da invasão e destruição do seu país, a comunidade judaica agora tenta, a duras penas, reconstruí-lo da melhor maneira possível. Consciente dos erros passados, essa comunidade luta para readquirir a unidade e confiança perdidas. Estes cânticos de esperança serviram de estímulo para vencer o desânimo e a falta de fé. E a mola da esperança está depositada em Javé que, apesar de tudo, continua sendo o parceiro fiel da Aliança.

8-13: Jerusalém ainda está destruída, e a comunidade judaica sofre o desprezo dos países vizinhos. Contudo, apesar da cólera de Javé, a comunidade repatriada confia que ele irá restaurar sua própria honra e que Jerusalém conhecerá um novo dia, tornando-se o centro de reunião para todos os homens. Então os vizinhos é que ficarão envergonhados.



* 14-17: É um hino de confiança na grandeza de Deus. Embora cercado por estrangeiros dentro de sua própria terra, o povo confia e espera que Javé, o Deus do Êxodo, se manifeste, libertando-o, para espanto de todos.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002