Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

16

A promessa é um desafio -* 1 Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; mas tinha uma escrava egípcia chamada Agar. 2 Então Sarai disse a Abrão: «Javé não me deixa ter filhos: una-se à minha escrava para ver se ela me filhos». Abrão aceitou a proposta de Sarai.

3 Dez anos depois que Abrão se estabeleceu na terra de Canaã, sua mulher Sarai tomou sua escrava, a egípcia Agar, e a entregou como mulher a seu marido Abrão. 4 Este se uniu a Agar, que ficou grávida. Vendo que estava grávida, Agar perdeu o respeito para com Sarai. 5 Então Sarai disse a Abrão: «Você é responsável por essa injustiça. Coloquei em seus braços minha escrava, e ela, vendo-se grávida, não me respeita mais. Que Javé seja nosso Juiz». 6 Abrão disse a Sarai: «Muito bem. Sua escrava está em suas mãos. Trate-a como você achar melhor». Sarai maltratou de tal modo Agar, que ela fugiu de sua presença.

7 O anjo de Javé encontrou Agar junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur. 8 E lhe disse: «Agar, escrava de Sarai, de onde você vem e para onde vaiAgar respondeu: «Estou fugindo de minha patroa Sarai». 9 O anjo de Javé lhe disse: «Volte para sua patroa e seja submissa a ela». 10 E o anjo de Javé acrescentou: «Eu farei a descendência de você tão numerosa que ninguém poderá contar». 11 E o anjo de Javé concluiu: «Você está grávida e vai dar à luz um filho e lhe dará o nome de Ismael, porque Javé ouviu sua aflição. 12 Ele será potro selvagem: estará contra todos, e todos estarão contra ele; e viverá separado de seus irmãos».

13 Agar invocou o nome de Javé, que lhe havia falado, e disse: «Tu és o Deus-que-me-, pois eu vi Aquele-que-me-». 14 Por isso, esse poço chama-se «Poço daquele que vive e me », e se encontra entre Cades e Barad.

15 Agar deu à luz um filho para Abrão, e Abrão deu o nome de Ismael ao filho que Agar lhe dera. 16 Abrão tinha oitenta e seis anos quando Agar deu à luz Ismael.




* 16,1-16: No Antigo Oriente, uma legislação permitia que a esposa estéril cedesse ao marido uma escrava para a procriação; o filho nascido da escrava era reconhecido como legítimo. Recorrendo a esse artifício legal, Abrão está querendo facilitar a realização da promessa; mas não é isso que Deus quer. Ismael, filho da escrava, é abençoado, mas não é através dele que Javé realizará a promessa. Deus faz um grande projeto para o homem; contudo, muitas vezes, o homem acha impossível realizá-lo, e recorre a subterfúgios, traindo o desafio contido na promessa e que está dentro da aspiração humana.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002