Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

6

O perigo da fiança -* 1 Meu filho, se você foi fiador do seu próximo, e fez acordo com algum estrangeiro; 2 se você se comprometeu, dando sua palavra, e ficou preso pelo que disse, 3 você caiu em poder do seu próximo. Para se livrar, faça o seguinte, meu filho: 4 , insista e incomode o seu próximo. Não durma, nem descanse. 5 Liberte-se, como a cerva da armadilha ou o passarinho da arapuca.

Prudência e responsabilidade -* 6 Vamos, preguiçoso, olhe a formiga, observe os hábitos dela, e aprenda. 7 Ela não tem chefe, nem guia, nem governante. 8 Apesar disso, no verão ela acumula o grão e ajunta provisões durante a colheita. 9 Até quando você vai ficar dormindo, preguiçoso? Quando é que vai se levantar da cama? 10 Dormindo um pouco, cochilando outro pouco e mais um pouco ainda, cruzando os braços e descansando, 11 sobre você cairá a pobreza do vagabundo e a indigência do mendigo.

A certeza tem limites -* 12 O homem falso e malfeitor emprega palavras enganadoras, 13 pisca o olho, balança os pés e faz sinal com os dedos; 14 pensa em desatinos, planeja maldades e está sempre semeando discórdia. 15 Mas, de repente, cai sobre ele a perdição e, num instante, o quebra sem remédio.

Coisas que Deus detesta -* 16 Javé detesta seis coisas, e a sétima ele abomina: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 coração que maquina planos perversos, pés que correm para a maldade, 19 testemunha falsa que profere mentiras, e aquele que semeia discórdia entre irmãos.

Gravidade do adultério -* 20 Meu filho, guarde os preceitos de seu pai e não despreze o ensinamento de sua mãe. 21 Conserve-os sempre vivos na memória e amarre-os no pescoço. 22 Desse modo, quando você caminhar, eles o guiarão; quando você descansar, eles o guardarão; e quando você despertar, eles falarão com você. 23 Porque o preceito é uma lâmpada, a instrução é uma luz e a repreensão que corrige é caminho de vida. 24 Eles protegerão você da mulher e da língua suave da estrangeira. 25 Que seu coração não cobice a beleza dela, nem se deixe prender por seus olhares. 26 A prostituta procura um pedaço de pão, mas a mulher casada vai à caça de uma vida.

27 Pode alguém carregar fogo no peito sem queimar a própria roupa? 28 Pode alguém caminhar em cima de brasas e não queimar os próprios pés? 29 O mesmo acontece com aquele que procura a mulher do próximo: quem a toca, não ficará sem castigo. 30 O ladrão não fica difamado quando rouba para matar a fome; 31 se o prendem, ele deverá devolver sete vezes mais e entregar todos os bens de sua casa. 32 Mas o adúltero não tem bom senso: só age assim quem quer se arruinar. 33 Levará uma surra, passará vergonha, e sua infâmia nunca desaparecerá. 34 Porque o ciúme provocará a raiva do marido, que não terá piedade no dia da vingança: 35 de nenhum modo aceitará compensação, e recusará pagamento, mesmo que seja grande.




* 6,1-19: Quatro conselhos tirados da experiência, interrompendo a seqüência que continua em 6,20.

6,1-5: Para uma época em que os negócios eram fechados apenas com a garantia da palavra, exigia-se a máxima prudência.



* 6-11: A vida exige que a pessoa seja prudente e responsável, sem que ninguém a precise vigiar ou conduzir.



* 12-15: Não adianta querer ganhar a vida usando a esperteza para enganar os outros. Cedo ou tarde, o jogo será descoberto.



* 16-19: A fórmula proverbial x+1 (aqui 6+1) serve para ordenar uma série de coisas, chamando a atenção para a última, considerada a mais importante.



* 20-35: O adultério é pior que a prostituição, porque a prostituta se contenta com o pagamento, enquanto a adúltera exige o sacrifício de toda uma vida. A severidade da Bíblia frente ao adultério não se refere tanto à relação sexual, mas à violação do relacionamento familiar. A adúltera, aqui, também poderia ser entendida como a mulher estrangeira de 5,1-14.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002