Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

22

3. Davi, chefe dos descontentes

Os descontentes se reúnem -* 1 Davi saiu daí e se escondeu na caverna de Odolam. Quando seus parentes e toda a sua família ficaram sabendo, foram encontrar-se com ele. 2 Todos os que estavam em dificuldades, todos os endividados e todos os descontentes se reuniram ao seu redor, e Davi se tornou chefe deles. Formou-se assim um grupo de quatrocentos homens. 3 Davi partiu daí e foi para Masfa de Moab. Ele disse ao rei de Moab: «Permita que meu pai e minha mãe fiquem aqui com vocês até que eu saiba o que Deus quer de mim». 4 Davi os deixou com o rei de Moab, e eles ficaram com o rei durante todo o tempo em que Davi esteve escondido.

5 O profeta Gad, porém, disse a Davi: «Não continue no esconderijo. para o território de Judá». Então Davi foi e se escondeu na floresta de Haret.

O medo de perder o poder -* 6 Saul ficou sabendo que Davi fora visto com os homens que estavam com ele. Saul estava em Gabaá, debaixo do tamarindeiro no alto da colina, com a lança na mão e rodeado por todos os seus ministros. 7 Então Saul disse aos que o acompanhavam: «Ouçam, benjaminitas: Será que o filho de Jessé vai dar a vocês terras e vinhas? Será que vai nomeá-los chefes e oficiais do seu exército, 8 para que vocês estejam conspirando contra mim? Ninguém me avisou quando meu filho fez um pacto com o filho de Jessé; ninguém se interessou por mim, nem me contou que meu filho jogou contra mim o meu próprio servo, como está acontecendo hoje».

9 Doeg, o edomita, que estava entre os ministros de Saul, falou: «Eu vi o filho de Jessé chegar a Nob, na casa de Aquimelec, filho de Aquitob. 10 E Aquimelec consultou Javé para Davi e também lhe deu provisões e a espada de Golias, o filisteu». 11 Então Saul mandou chamar o sacerdote Aquimelec, filho de Aquitob, junto com toda a família dele, os sacerdotes de Nob. Todos se apresentaram ao rei, 12 que lhes disse: «Escute, filho de Aquitob». Ele respondeu: «Aqui estou, meu senhor». 13 Saul lhe perguntou: «Por que você e o filho de Jessé conspiraram contra mim? Você lhe deu comida e uma espada, e consultou a Deus em favor dele, para que se transformasse em inimigo meu, como está acontecendo hoje». 14 Aquimelec respondeu ao rei: «Quem é como Davi entre todos os ministros do rei? Ele é fiel, é genro do rei, chefe de sua guarda e honrado em seu palácio. 15 Por acaso, foi a primeira vez que consultei a Deus para Davi? Longe de mim! Que o rei não jogue tal acusação sobre o seu servo e toda a sua família. Seu servo não sabia nada sobre isso, nem muito, nem pouco». 16 O rei replicou: «Aquimelec, você vai morrer com toda a sua família».

17 Em seguida, o rei ordenou aos da sua guarda: «Aproximem-se e matem os sacerdotes de Javé, porque estão do lado de Davi; eles sabiam que Davi estava fugindo e não o denunciaram». Mas os guardas do rei não quiseram levantar a mão para matar os sacerdotes de Javé. 18 Então o rei ordenou a Doeg: « você e mate os sacerdotes». Doeg, o edomita, foi e matou os sacerdotes. Nesse dia, morreram oitenta e cinco homens que levavam o efod. 19 Em Nob, a cidade dos sacerdotes, Saul passou a fio de espada homens e mulheres, crianças e recém-nascidos, bois, jumentos e ovelhas. 20 Escapou apenas um filho de Aquimelec, filho de Aquitob. Ele se chamava Abiatar, que saiu fugindo à procura de Davi. 21 Abiatar contou a Davi que Saul tinha assassinado os sacerdotes de Javé. 22 E Davi lhe disse: «Naquele dia, eu percebi que Doeg, o edomita, estava presente e avisaria Saul. O responsável pela morte dos seus familiares sou eu. 23 Fique comigo e não tenha medo; quem quiser matar-me, também quererá matar você. Comigo, você estará a salvo».




* 22,1-5: Começa uma nova fase na vida de Davi. Perseguido e forçado a abandonar o contato com a elite, ele se torna pólo de atração que reúne os marginalizados pelo sistema. A voz do profeta mostra que Davi não deve ficar escondido, mas preparar-se para uma nova ação.



* 6-23: Com medo de perder o poder, Saul começa a agir arbitrariamente: vê todos como conspiradores e inimigos, incita à traição, não aceita a defesa do acusado, massacra toda uma população pela suposta culpa de uma só pessoa. Quando o poder passa a ser usado em proveito pessoal e não a serviço do povo, começa a gerar descontentamento e, para se manter, lança mão da arbitrariedade e tirania.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002